quarta-feira, 6 de março de 2024

Aula 17 - Formas construtivas, valores comerciais e código de cores de Resistores

Figura 01 - Forma construtiva de resistores.
A resistência é diretamente proporcional ao comprimento e à resistividade do material , e inversamente proporcional à área da secção transversal. 

R = {\rho L \over A}A equação para determinar a resistência de uma seção do material é: 
Onde:  P (letra grega "rô') é a resistividade do material,  L o comprimento e A a  área da secção transversal.

Fabricação: A matéria prima para fabricação deste resistor é a base cerâmica revestidas com óxido de metal, (condutor elétrico). A resistência elétrica é formado depois com o resultado da modificação de óxido de metal sobre a superfície da base cerâmica. Em seguida é realizado o fechamento da base cerâmica a fim de que a extremidade do resistor pode ser soldada ao fio. 
Figura 02 - Código de cores de resistores.
É realizado uma incisão em espiral sobre a camada da superfície de óxido de metal da base, que criara uma ranhura em espiral, para determinar o valor da resistência (ohms) com precisão com uma certa tolerância. 
Quanto maior o valor da resistência a ser alcançado maior será o corte (incisão), após esta etapa são soldados os terminais  e é realizado revestimento e impressão do valor ou o código de cores do resistor no corpo. Todos os resistores são colados em uma de fita em ambas as extremidades do resistor para facilitar a contagem e embalagem. A contagem e embalagem é o processo final antes do envio para o cliente.
A função do resistor é limitar o fluxo de corrente elétrica. Este símbolo é usado para indicar um resistor em um diagrama de circuito, conhecido como um diagrama esquemático.
Valor da resistência é designada em unidades chamadas de "Ohm." Um resistor de 1000 é geralmente mostrado como 1K Ohm (kilo Ohm) e 1000 K-Ohms é escrito como 1M Ohm (megohm).
Há duas classes de resistores; resistores fixos e os resistores variáveis. 
Eles são também classificados de acordo com o material de que são feitos. O resistor típico é feito de película ou filme de carbono ou metálico, que reveste seu corpo cerâmico.
O valor da resistência não é a única coisa a  considerar quando se selecciona um resistor para utilização num circuito. A "tolerância" e a potência do resistor também são importantes.
A tolerância de um resistor denota o quão próximo está o valor real de resistência nominal. Por exemplo, uma tolerância de ± 5%, indicaria uma resistência que está dentro de ± 5% do valor da resistência especificada.
Figura 03 - Tamanho de resistores em razão de sua potência.
A potência indica o quanto de energia o resistor pode tolerar sem queimar. A potência máxima nominal da resistência é especificada em Watts. Potência é calculado com o quadrado da corrente (I2) x o valor da resistência (R) do resistor. Se é utilizado em sua máxima potência, torna-se extremamente quente, quando trabalhamos com metade de sua potência, o resistor trabalha morno. e com 1/3 trabalha frio. O tamanho físico das resistências diferentes têm relação com a potência do resistor.
Resistores em circuitos eletrônicos são tipicamente de 1/8W, 1/4W, e 1/2W. Ao ligar um diodo emissor de luz (LED), há um fluxo relativamente grande corrente através do resistor, então você precisa considerar a potência do resistor que você escolher.
Valor da resistência: Quanto ao valor da resistência padrão, os valores utilizados podem ser divididos como um logaritmo. No caso de E24: [1.0], [1.1], [1.2] ,[1.3], [1.5],[1.6], [1.8], [2.0], [2.2], [2.4], [2.7], [3.0], [3.3], [3.6], [3.9], [4.3], [4.7], [5.1], [5.6], [6.2], [6.8], [7.5],[8.2], [9.1] totalizando 24 valores comerciais e seus múltiplos: x 0,01; x 0,1; x 1; x 10; x 100; x 1000; x 10.000; x 100.000; x 1.000.000.
O valor da resistência é exibido usando o código de cores (as barras coloridas / as faixas coloridas), porque a resistência média é muito pequena para ter o valor impresso nela com números.
No multímetro analógico antes de tudo é necessário realizar uma calibração. Para isto: Escolha a escala a ser utilizada; Coloque as duas pontas de prova do Multímetro em contato e através do potenciômetro de calibração ajusto para zero;  Desfaça o contato das pontas e realize o teste.
Os multímetros analógicos possuem uma escala começando do zero (direita) e terminando na esquerda. Estas escalas são múltiplos de 10 que devem ser multiplicadas pelo valor que o ponteiro apontar durante a medição. O componente a ser medido não pode estar ligado ao circuito e nem submetido a qualquer tensão. Para medir, ligamos as pontas de prova do multímetro em paralelo com os terminais do resistor.

Informações sobre Resistores de filme de carbono podem ser obtidas no link: 19_05_01 Resistor de Filme de carbono.
Informações sobre Resistores de filme metálico podem ser obtidas no link: 19_05_01 Resistor de Filme Metálico.
Informações sobre Resistores de fio metálico podem ser obtidas no link: 19_05_01 Resistor de Fio Metálico.
Informações sobre Resistores cerâmicos podem ser obtidas no link: 21_04_01 Resistor Cerâmico.

A folha de dados com o código de cores de resistores da série E24 de 4 anéis pode ser obtidas no link: 20_07_01 Código de cores de Resistor.

Há no link á seguir um resumo de informações sobre resistores elaborado pelo Prof. Sinésio Raimundo Gomes que pode ser baixada em: 23_04_01 Tudo sobre Resistores SRG.

No link a seguir há exercícios de aplicação de para: Identificação (cores dos anéis), decodificação (valor nominal), cálculo (resistência mínima e máxima tolerável) e verificação (valor real), elaborado pelo Prof. Sinésio Raimundo Gomes: 24_03_01 - Identificação e decodificação código de resistores SRG.

No link a seguir há uma calculadora para código de cores de resistores: Calculadora para código de cores de resistores.

© Direitos de autor. 2019: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 15/03/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário