![]() |
| Figura 01 - Simbolo e forma construtiva de indutores |
Bobinas usadas em circuitos elétricos típicos variam muito em valores, de alguns micro-henry (mH) para muitos henry (H). Indutância é a medida da força de uma bobina. Quando se altera a corrente flui através de uma bobina, o fluxo magnético que ocorre na bobina também se altera.
Para calcular o valor da indutância de uma bobina utilizamos a fórmula da figura 02.
![]() |
| Figura 02 - Fórmula para cálculo de indutores. |
N é o número de voltas do indutor
Φ é o fluxo magnético
Ι é a corrente elétrica em Amperes
Esta expressão também definida relação entre o número de espiras N e o fluxo magnético, (NΦ) dividida pela corrente, pois o mesmo valor da corrente flui através de cada volta da bobina.
Outra maneira de calcular o valor da indutância de uma bobina é através de suas características construtivas mostrado na fórmula da figura 03.
![]() |
| Figura 03 - Fórmula para cálculo de indutores. |
N é o número de voltas do indutor;
A é a área do núcleo em metros quadrados;
l é o comprimento em metros;
μ é a permeabilidade;
Permeabilidade Magnética é uma grandeza magnética, representada por µ (letra minúscula grega, lê-se “miú”), que permite quantificar o “valor” magnético duma substância. A sua unidade é H / m (henry por metro).
As substâncias ferromagnéticas têm valores da permeabilidade relativa muito superiores a 1.
O ferro macio tem uma permeabilidade relativa inicial (sem corrente na bobine) de 250, ou seja, os seus efeitos magnéticos são 250 vezes superiores ao do ar. Com o aumento da intensidade de corrente, o seu valor aumenta e atinge o valor máximo de 6000 a 6500 (quando o material satura). Aumentando mais a intensidade de corrente, o seu valor diminui.
O permalloy (liga de ferro e níquel) tem um valor inicial de 6000 e máximo de 80 000.
As substâncias paramagnéticas têm valores da permeabilidade relativa ligeiramente superiores a 1. Para o ar é de 1,000 000 37. Como se vê, é um valor muito próximo do correspondente ao vazio.
Para o alumínio é 1,000 02.
![]() |
| Figura 04 - Lei de Lenz. |
Obs: Para calcular indutores não esqueça de fazer a conversão de unidades de comprimento para metros e área para metros quadrados.
Quando uma segunda bobina é colocada perto da primeira bobina (com mudança do fluxo), a tensão alternada é levado a fluir na segunda bobina por um efeito conhecido como "indução mútua." Indutância mútua (indutância) é medida em unidades do Henry.
O fluxo magnético variável numa bobina afeta em si, bem como outras bobinas. Isso é chamado de auto indução. Auto-indutância é comumente referido como simplesmente "indutância", e é simbolizado por "L". A unidade de indutância é o Henry (H).
![]() |
| Figura 05 - Filtro de ondulação em fonte CC |
Característica de bobinas: Quando a corrente começa a fluir na bobina, a bobina resiste ao fluxo. Quando corrente diminui, a bobina faz corrente continue a fluir (brevemente) à taxa anterior.
Isso é chamado de "lei de Lenz". 'O sentido da corrente induzida na bobina é tal que se opõe a mudança no campo magnético que produziu ele.'
Isso é chamado de "lei de Lenz". 'O sentido da corrente induzida na bobina é tal que se opõe a mudança no campo magnético que produziu ele.'
Esta característica é utilizada para o circuito de filtro de ondulação da fonte de alimentação em que transforma a corrente alternada (AC) para corrente contínua (DC). Quando um retificador é usado para fazer DC a partir de AC, a saída do retificador sem um circuito de filtro de ondulação. Corrente DC pulsante tem um componente AC grande. Um circuito de filtro muitas vezes combina bobina e capacitores. A bobina resiste à variação da corrente e capacitores suplementa o fluxo de corrente através do circuito de descarga em que a tensão de entrada cai. Assim a ondulação é diminuída a partir do circuito de filtro.
Indutores encapsulados
![]() |
| Figura 06 - Tipos de bobinas |
Há ainda uma nova série de indutores, codificado com cores como os resistores, sendo seu corpo verde, no entanto neste indutor, o valor é dado em micro henry (µH), que você precisará dividir um mil, mili henry (mH). Um indutor marcado diretamente com '680 µH', e outros com as cores marrom, preto, marrom e prata: 100 µH e tolerância de 10%.
A figura 07 mostra um exemplo de uma bobina pequena. O indutor do lado esquerdo é enrolada com fio de cobre fino, sobre um pequeno núcleo de ferrite em forma de barra, e tem um valor de 100μH. É usado para a ressonância de alta frequência, ou para bloquear alta frequência. O diâmetro é de cerca de 4 mm, a altura de cerca de 7 mm.
![]() |
| Figura 07 - Indutores comerciais. |
A segunda bobina da esquerda tem é feita de fino fio de cobre em torno de um núcleo de ferrite em forma de bastão. O valor é 470μH. O diâmetro do núcleo é de 4 mm, a altura é de 10 mm, e o diâmetro da bobina é de 8 mm.
Os dois dispositivos na direita na fotografia são transformadores de alta frequência. Eles são usados para frequência intermédia (455KHz) sintonização de rádios, ou para circuitos osciladores. Para proteger as bobinas de fluxo magnético, e para evitar que os rolos de interferir com outros circuitos, as bobinas de alta frequência estão alojados numa caixa de metal chamado caso escudo. Neste caso deve ser ligada à terra. Como para o ajuste ou a oscilação, este tipo de transformador pode alterar o seu valor de indutância.![]() |
| Figura 08 - Indutores axial moldado. |
Informações sobre Indutores radial podem ser obtidas no link: 19_05_02 Indutor Radial (Choke) .
Informações sobre Indutores tambor podem ser obtidas no link: 23_04_03 Indutor Tambor Moldado .
Há uma lista de exercícios para identificação de indutores: 24_04_03 R3 Tipos de Indutores.
Código de cores de indutores disponível em: 24_04_04 Código de cores indutores axiais.
Há no link á seguir um resumo de informações sobre indutores elaborado pelo Prof. Sinésio Raimundo Gomes que pode ser baixada em: Aula 24 - Tudo sobre Indutores.
© Direitos de autor. 2024: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 01/04/2024








simples e bem agradável de ler
ResponderExcluir