segunda-feira, 15 de abril de 2024

Aula 31 - Circuito Divisor de Tensão Capacitivo em corrente contínua

A tensão em corrente contínua é dividida em um divisor capacitivo de acordo com a fórmula, V=Q/C . Portanto, a tensão é inversamente proporcional ao valor da capacitância do capacitor. Assim, o capacitor com menor capacitância terá maior tensão e, inversamente, o capacitor com maior capacitância terá menor tensão.

Como o circuito está em série os capacitores tenham uma carga semelhante, você pode calcular a tensão a partir de seus valores de capacitância. Dado que o valor do capacitor de 1μF é metade do valor do capacitor de 2μF, a tensão do primeiro capacitor será o dobro da do segundo. Portanto, a tensão do capacitor de 1μF será de 10 volts e a tensão do capacitor de 2μF será de 5 volts.

Quando os capacitores são ligados em série a carga da associação é igual para todos os capacitores. Q = constante. Portanto a diferença de potencial elétrico é expressa em cada capacitor por; Se, C = Q/V, Isolando “V”,temos que; U1 = Q/C1; U2 = Q/C2. Como U = U1 + U2, percebemos que Q/Ceq = (Q/C1) + (Q/C2). Portanto a capacitância equivalente (Ceq) é dada por:  1/Ceq=1/C1+1/C2.


Os divisores de tensão capacitivos têm inúmeras aplicações. Sendo muito utilizado como divisor de tensão pode diminuir a tensão e permitir a medição de tensões altas. A medição é baseada em um divisor de tensão do tipo capacitivo.

© Direitos de autor. 2019: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 01/04/2019

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário