Figura 01 - Circuito elétrico. |
A figura 02 mostra o perfil do potencial elétrico antes e após a passagem da corrente por um elemento resistivo de um circuito elétrico, observe a queda de energia. Quando a corrente elétrica é conduzida em um corpo com resistência elétrica, parte de sua energia é dissipada em forma de calor.
Figura 02 - Queda de potencial elétrico. |
A corrente elétrica i mede o fluxo de cargas pelo corpo em Ampères (ou em C/s). A corrente elétrica é inversamente proporcional à resistência elétrica dos corpos: quanto maior a resistência elétrica de um corpo, menor será a corrente elétrica a atravessá-lo.
A figura 03 mostra o gráfico da primeira lei de Ohm.
Para construirmos o gráfico U x I, usamos a fórmula da primeira lei de Ohm: R = U x i [Ohm].
Figura 03 - Gráfico U x i. |
Escolheremos valores aleatórios para U e i e os anotaremos na tabela abaixo.
U (V) 0 3 6 9
i (A) 0 2 4 6
Depois, marcaremos o par ordenado para em seguida ligar todos os pontos e encontrarmos o gráfico, que nesse caso se trata de uma reta inclinada que representa a resistência elétrica, conforme gráfico de um resistor ôhmico, mostrado na figura 03.
Podemos encontrar o valor da resistência por meio do gráfico de duas formas distintas. A primeira é substituindo os valores da diferença de potencial (U) e da corrente na fórmula da primeira lei de Ohm. Já a segunda é encontrando o valor da tangente de θ (ângulo de inclinação da reta).
Chamamos de resistor ôhmico todo corpo capaz de apresentar resistência elétrica constante para um determinado intervalo de tensões elétricas. O gráfico de tensão em função da corrente elétrica para os resistores ôhmicos é linear, como mostra a figura 03.
O resistor pode ser considerado ôhmico no intervalo em que o seu potencial elétrico aumenta linearmente com a corrente elétrica.
Figura 04 - Tangente do gráfico U x i. |
Analisando o gráfico mostrado acima, vemos que a resistência elétrica pode ser entendida como a inclinação da reta, dada pela tangente do ângulo θ. Como sabemos, a tangente é definida como a razão entre os catetos oposto e adjacente e, portanto, pode ser calculada com a fórmula R = U/i, no caso em que as resistências são ôhmicas.
R = tan θ
R = tan 30°
R = 3√3 Ω
No link a seguir há exercícios de aplicação de para: Elaboração do Gráfico V x I ( Primeira Lei de Ohms),elaborado pelo Prof. Sinésio Raimundo Gomes: 24_03_02 R2_Gráfico_Lei_de_Ohm_SRG e o resultado pode ser verificado em: 24_03_02 R2R_Gráfico_Lei_de_Ohm_SRG .
© Direitos de autor. 2019: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 22/02/2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário