terça-feira, 20 de julho de 2004

Nikola Tesla (1858-1943)

Nikola Tesla (1858-1943) foi um inventor contemporâneo de Edison que deixou diversas contribuições revolucionárias nos campos da eletricidade e do magnetismo, tais como conceitos envolvendo corrente elétrica e o fornecimento de energia.

Tesla desenvolveu sistemas de potência elétrica em corrente alternada, que seriam uma alternativa para a transmissão de energia elétrica em grande escala – que comprovadamente possuía eficiência superior à corrente contínua de Thomas Edison.

Nikola Tesla, opôs-se a essa teoria de corrente contínua e apresentou ao mundo a idéia de correntes alternadas. Tesla descobriu que não era necessário fios para que a energia pudesse ser transportada, assim criou o primeiro “transformador amplificado”, na tentativa de iluminar o mundo gratuitamente. Interesses políticos e coorporativos impediram suas pesquisas para esse fim, assim criou um projeto que disfarçava seus interesses, conseguindo verba para suas pesquisas. Seu projeto era um rádio transmissor, mas abandonou para continuar pesquisas em torno da transmissão de energia elétrica sem fio. 

Um de seus assistentes, Guglielmo Marconi, continuou pesquisas com o transformador e inventou o rádio. Tesla foi considerado cientista maluco, inspiração para muitos vilões da ficção, principalmente pela sua teoria do “raio da morte”. Segundo ele um raio formado por energia elétrica e conduzido pela atmosfera era possível e seria uma grande arma de destruição em massa à distância. Louco ou não, as correntes elétricas alternadas é o que move o mundo hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário