Siméon Denis Poisson (Pithiviers, 21 de Junho de 1781 — Paris, 25 de Abril de 1840) foi um matemático e físico francês.
Em 1798 entrou na École Polytechnique em Paris, como primeiro colocado de sua turma, atraindo imediatamente a atenção dos professores da escola, deixando-o livre para escolher o que estudar. Em 1800, menos de dois anos depois de seu ingresso, publicou duas memórias, uma sobre o método da eliminação de Étienne Bézout, e a outra sobre o número de integrais de uma equação em diferenças finitas. Esta última foi examinada por Sylvestre François Lacroix e Adrien-Marie Legendre, que recomendaram sua publicação no Recueil des savants étrangers, uma honra sem precedentes para um jovem de dezoito anos.
Poisson desenvolveu o expoente de Poisson, usado na transformação adiabática de um gás. Este expoente é a razão entre a capacidade térmica molar de um gás a pressão constante e a capacidade térmica molar de um gás a volume constante. A lei de transformação adiabática de um gás diz que o produto entre a pressão de um gás e o seu volume elevado ao expoente de Poisson é constante.
Contribuiu também para as teorias da eletricidade e do magnetismo e estudou o movimento da lua. Desenvolveu pesquisas sobre mecânica, eletricidade (a constante de Poison), elasticidade (razão de Poison), calor, som e estudos matemáticos (integral de Poison na teoria do potencial e o colchete de Poison nas equações diferenciais) com aplicação na medicina e na astronomia. Produziu ainda escritos sobre movimentos de ondas em geral e coeficientes de contração e a relação entre estes e a extensão.
Em 1812, publicou trabalhos que ajudaram a eletricidade e o magnetismo a tornarem-se um ramo da física matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário