domingo, 21 de março de 2004

Jean-Baptiste Biot


Jean-Baptiste Biot (Paris, 21 de abril de 1774 — Paris, 3 de fevereiro de 1862) foi um físico, astrônomo e matemático francês.
No início da década de 1800, estudou a polarização da luz passando através de soluções químicas, bem como as relações entre a corrente elétrica e o magnetismo. A lei de Biot-Savart, que descreve o campo magnético gerado por uma corrente estacionário, leva esse nome devido à sua colaboração com Félix Savart.
Biot graduou-se em engenharia na École Polytechnique de Paris. Em 1797 foi professor de matemática na École Centrale em Beauvais e, em 1800, professor de física no Collège de France em Paris, assim como em 1809 trabalhou como professor de astronomia. Foi um dos primeiros membros da Société d'Arcueil e também membro das três academias de ciências de Paris. Em 20 de agosto de 1804 colaborou com Gay-Lussac em viagem de balão, alcançando mediante esta expedição um recorde de ascensão, atingindo uma altura de 7.400 metros. 
Biot foi o primeiro a descobrir a única propriedade óptica da mica, e portanto, a biotita, um mineral baseados de mica, recebe esse nome em homenagem a ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário