James Watt (1736-1819) foi um engenheiro mecânico e matemático escocês. Aperfeiçoou a máquina a vapor inaugurando “a era do vapor na Revolução Industrial na Inglaterra”. Seu nome foi dado à unidade de potência de energia – “watt”.
James Watt nasceu em Greenock, na Escócia, no dia 19 de janeiro de 1736. Filho de um próspero construtor naval e fabricante de instrumentos náuticos aprendeu a maior parte de seus conhecimentos na oficina do pai, onde iniciou trabalhando e fazendo instrumentos matemáticos, mas seu maior interesse era a máquina a vapor.
Com 18 anos, ao decidir seguir a carreira de fabricante de instrumentos científicos, foi para Londres como aprendiz de mecânica especializado na construção de instrumentos, mas em menos de um ano retornou à Escócia por motivos de saúde.
Em 1757 mudou-se para Glasgow, na época um grande centro industrial, quando foi contratado como reparador e fabricante de instrumentos matemáticos no laboratório da Universidade de Glasgow, onde começou a desenvolver diversos trabalhos técnicos e científicos.
Máquina a vapor e condensador
Em 1763, James Watt abriu sua oficina e recebeu para consertar uma máquina a vapor do tipo Newcomen, a mais avançada da época. Começou a observar as falhas da máquina a vapor criada por Thomas Newcomen.
Observou que a perda de grandes quantidades de calor era o defeito mais grave da máquina, e idealizou então o condensador, seu primeiro grande invento, dispositivo que seria mantido separado do cilindro, mas conectado a ele.
No condensador a temperatura do vapor seria mantida baixa (cerca de 37º C), enquanto que no cilindro permaneceria elevada. Procurou alcançar o máximo de vácuo no condensador.
Watt fechou o cilindro, que antes permanecia aberto, eliminou totalmente o ar e criou uma verdadeira máquina a vapor. Foi o primeiro a utilizar os monômetros de mercúrio para a verificação da elasticidade do vapor nas caldeiras.
Em 1769 obteve sua primeira patente do invento e de vários aperfeiçoamentos por ele criados. Depois de registrar a patente de sua invenção associou-se a Matehew Boulton, um industrial de Birmingham e deu início à construção das máquinas projetadas por ele.
A descoberta de James Watt inaugurou o que os historiadores chamaram de “A era do vapor na Revolução Industrial da Inglaterra”.
Foi mundialmente reconhecido e em sua homenagem seu nome foi dado à unidade de potência de energia – “Watt”.